51 3211-6840
Praça Dom Feliciano, 78 - Sala 907 — Centro Porto Alegre/RS — CEP: 90020-160

Notícias

No Japão, secretário executivo do MDIC reitera compromisso do Brasil com um ambiente de negócios cada vez mais favorável

Márcio Elias Rosa participou da abertura do Fórum Econômico Brasil-Japão, no qual falou para autoridades governamentais e líderes empresariais dos dois países

O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, participou, nesta quarta-feira (26), em Tóquio, da abertura do Fórum Econômico Brasil-Japão, que faz parte da agenda oficial da Missão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no país asiático.

No evento, que busca fortalecer as relações econômicas e promover investimentos bilaterais, Márcio Elias Rosa reforçou o compromisso do governo brasileiro com a consolidação de um ambiente de negócios cada vez mais favorável. “Celebramos nestes últimos dois anos de governo do presidente Lula resultados econômicos muito expressivos. Depois de décadas, conseguimos aprovar a reforma tributária e concluir a negociação Mercosul-União Europeia”, disse o secretário, que destacou ainda uma série de iniciativas relacionadas à transição energética, à economia verde e à economia circular. “Precisamos do Japão neste momento decisivo para discutir e debater o aprofundamento das nossas relações comerciais e industriais”, afirmou.

Às autoridades governamentais e líderes empresariais participantes do Fórum Econômico, ele citou a agroindústria e o agronegócio brasileiro como um dos mais competitivos e produtivos do mundo. “Temos um padrão fitossanitário imbatível, um parque industrial apto a receber a transição digital, a incorporação de pesquisa e inovação de tecnologias; e nisso o Japão é imbatível. Quanto mais próximo o Japão estiver do Brasil e do Mercosul, mais próximo também estará da União Europeia também”, ponderou.

Depois de ressaltar a importância de parcerias com o empresariado japonês para que o Brasil continue a modernizar seu parque industrial, o secretário lembrou que o país disponibiliza soluções relacionadas, por exemplo, a etanol verde, biocombustíveis, biomassa, SAF (Combustível de Aviação Sustentável) e segurança climática. Segundo Márcio Elias Rosa, o fato de o Brasil ser o maior produtor de alimentos do mundo e ter uma indústria alimentícia consolidada reforça o seu compromisso com a segurança alimentar. “Mas o tempo também reclama a atenção com a segurança climática; nesse campo, com a tecnologia, a inovação, a capacidade de pesquisa e de desbravamento típicos do Japão, talvez nós consigamos, de fato, construir um mundo mais justo e mais sustentável”, declarou.

Para finalizar, o secretário executivo do MDIC disse que a união Brasil-Japão oferecerá para o mundo soluções que apoiam o multilateralismo. “A melhor forma de enfrentar os desafios do presente é acreditar que juntos seremos mais fortes no futuro”, concluiu.

Todos os direitos reservados | © 2025 | SUPORTE SERVICES
desenvolvido por