Atendimento ao Público corresponde ao ato de cuidar, de prestar atenção às pessoas que recebemos ou mantemos contato. Requer de quem prática muita responsabilidade e respeito.
É fundamental compreender que atender as pessoas com qualidade não é apenas tratá-la bem, com cortesia, é mais do que isso, é nunca prometer o que não pode cumprir, é fazer o que estiver ao seu alcance, é superar as expectativas de clientes, sempre com muito respeito e educação. Tratando-o da mesma maneira que gostaria de ser tratado.
É há chamada excelência no atendimento, que vem sendo um dos maiores diferenciais competitivos em relação á atendimento ao público. Por que a primeira impressão é a que fica, é o impacto principal, portanto é essencial uma abordagem e um comportamento positivo, além da boa aparência e higiene e no caso de um atendimento ao publico, isso é de importância vital para a qualidade do serviço prestado.
Mas em muitos casos não é tão fácil atender as pessoas, exige um alto grau de maturidade, porque se engana quem pensa que atender pessoas é uma função fácil, há vários fatores que podem levar ao um fracasso no atendimento, como atender pessoalmente e interromper com o telefone, sair para tomar café ou lanchar, conversar com o colega do lado sobre o final de semana, suas férias, namorado, tudo isso no momento de um atendimento ao público.
Por que os atendentes são a linha de frente da empresa, é importante treina-los e capacita-los, para agir como a empresa deseja. Isso não é custo e sim um investimento, um diferencial estratégico para adequar profissionais a atenderem bem, mantendo a empresa em patrão competitiva, pois o atendimento ao público deve ser sempre reciclado, evoluindo com a mesma velocidade e frequência com que mudam as exigências e desejos de seus clientes.
Dicas para um bom Atendimento ao Público
Ouça as reclamações do cliente e encaminhe-as a uma solução
Enfim, o segredo do bom atendimento é interessar-se sinceramente pelas pessoas, por que a qualidade do seu atendimento vai depender somente de você, talvez o cliente nem sempre tenha razão, mas sempre estará em primeiro lugar.