Especialista em gestão e liderança, Renato Grinberg afirma que o melhor modelo de gestão deve combinar elementos à distância e presencial
Trânsito, estresse e o tempo de deslocamento em transportes públicos lotados são fatores que, cada vez mais, colaboram para que as empresas aumentem a busca por uma equipe que trabalhe em esquema home office.
Segundo o especialista em gestão e liderança, Renato Grinberg, contratar funcionários para trabalhar em home office pode trazer muitos benefícios para as empresas e esta é uma tendência que está crescendo no Brasil. Mas quais as estratégias de gestão para esse modelo de negócio?
Para o especialista, o melhor perfil de profissionais para trabalhar de casa são os chamados “knowledge workers”, profissionais que estão sempre em busca de novas informações e fontes de aprendizagem, e acompanham a evolução das tecnologias, da informação e do desenvolvimento de novos modelos de negócio, além de serem criativos e empreendedores.
“A gestão de funcionários nessa forma de trabalho necessita de algumas estratégias específicas, como por exemplo deixar claro as expectativas da empresa e tornar a comunicação mais efetiva entre gestores e subordinados. Além disso, a organização é essencial para garantir que todos os funcionários remotos ou não consigam atingir as metas no trabalho”, afirma.
Para Grinberg, também é primordial desenvolver um alto grau de confiança entre os líderes e funcionários para garantir o sucesso neste processo. “Os gestores precisam aprender novas maneiras de fazer a gestão remota. Mas é sempre importante ter algum tipo de contato presencial de tempos em tempos”, explica.
Entre as diferentes formas de realizar esse modelo de gestão estão treinamentos, presenciais ou não, que a empresa pode oferecer, certificações e até propor que os funcionários compartilhem os seus conhecimentos e experiências uns com os outros. “O melhor modelo de gestão combina elementos de home office e presencial, que podem aumentar a economia e a produtividade das empresas, uma vez que diminuindo a carga horária presencial dos funcionários, as empresas podem ocupar espaços menores e mais baratos”, finaliza Grinberg.
Sobre Renato Grinberg
Renato Grinberg é especialista em liderança e gestão de empresas, tendo passagem por grandes multinacionais nos EUA como a Sony Pictures e Warner Bros. Atualmente é diretor da BTS (consultoria global presente em 35 países) que trabalha com grandes empresas e start-ups de alto potencial. Grinberg é também autor de diversos livros, incluindo os best-sellers de carreira e negócios “A estratégia do olho de tigre” e “A excelência do Olho de Tigre” (editora Gente).