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Recrutamento: por que é tão difícil contratar profissionais de marketing e vendas?

Mão de obra qualificada é artigo raro nos dias de hoje e, encontrar perfis que preencham todas as exigências para o mercado de marketing e vendas, é ainda mais complexo e desafiador. A verdade é que contratar um profissional não é só difícil, é

Mão de obra qualificada é artigo raro nos dias de hoje e, encontrar perfis que preencham todas as exigências para o mercado de marketing e vendas, é ainda mais complexo e desafiador. A verdade é que contratar um profissional não é só difícil, é caro também. Uma contratação errada gera desgaste humano e financeiro para qualquer empresa. Por isso, é tão importante estar atento a alguns detalhes na hora de recrutar.

A primeira dificuldade, como dito anteriormente, é encontrar talentos. Algumas vezes, o RH interno das empresas encontra dificuldades nessa fase. Isso porque o departamento de recursos humanos lida diariamente com uma quantidade enorme de informações, vagas e necessidades internas dentro das empresas e ainda são responsáveis por toda a gestão de pessoas dentro de suas organizações.

Com tantos compromissos e responsabilidades, é praticamente impossível dispor do tempo necessário para se dedicar ao networking com cada um dos mercados que eles precisam recrutar e ainda fazer uma análise profunda dos candidatos. Para se ter uma ideia, em cada processo seletivo que realizamos chegamos a avaliar em média mais de 60 candidatos e, em alguns casos, dependendo da complexidade da vaga, números ainda maiores.

Além disso, encontrar o candidato ideal não é garantia de contratação. É preciso alinhar as expectativas entre empresa e profissional para que o “casamento” dê certo. Equilibrar expectativas é a cereja do bolo dos headhunters.

Como temos contato diário com o mercado de vendas e marketing, conseguimos perceber se a proposta está inflacionada ou deficitária, por exemplo. Muitas vezes, a empresa não tem conhecimento de quais são as faixas salariais praticadas pelo mercado, quais os benefícios ou mesmo os requisitos que estão sendo oferecidos e solicitados por outras companhias.

O grande diferencial de ser um especialista é justamente conseguir guiar o relacionamento para tornar a contratação justa para ambos os lados. Informação e experiência são fatores chave para tornar a contratação algo mais leve e tranquilo, além de aumentar consideravelmente as chances de retenção desses profissionais, já que eles aceitam propostas que estão de acordo com o que esperavam.

Uma outra dificuldade ainda maior é quando uma empresa precisa substituir um profissional que ainda está ocupando uma determinada vaga. Imagine que para trocar um gerente ou diretor, é necessário convidar candidatos do mercado para serem entrevistados dentro do prédio onde a pessoa que será substituída trabalha. É desconfortável para todos. Não ter um ambiente neutro pode ser um dos grandes empecilhos que tornam esse processo ainda mais lento e moroso. Uma consultoria especializada, por estar fora da empresa, tem muito mais autonomia nesses casos.

Em algumas organizações, o desafio pode ser de caráter técnico, em especial em indústrias. Além de ter que conhecer muito bem tecnicamente o produto do segmento, o candidato também precisa ter habilidade de vendas, algo que pode parecer um pouco óbvio, mas que muitas vezes é difícil encontrar essa aptidão em profissionais que atuam nesse setor.

Da mesma forma, quando pensamos na área de marketing, temos visto surgir uma série de novas profissões, principalmente no âmbito digital. Um exemplo disso são as vagas de Social Listening, Social Business Intelligence, Content Creator, Community Analytics, Insights, entre outras áreas que envolvem o mundo online.

Tais cadeiras são extremamente complexas, pois além de buscar reunir um público jovem e extremamente ambicioso, também demanda por aptidões técnicas, tais como conhecimentos em estatística, análise de dados, performance em Social Media, entre outras habilidades, que precisam ser adaptadas para a linguagem e as necessidades de marketing.

Com isso, outro papel importante do headhunter, principalmente nos casos de demandas por perfis de profissionais de mercados mais inflacionados ou de difícil atração, é ajudar o cliente a buscar opções de candidatos interessantes, em mercados similares. Isso ocorre tanto em posições de marketing, como em posições de vendas que tenham um alto nível de complexidade para encontrar talentos.

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