A primeira coisa para se ter em mente é que quem vai fazer sucesso é seu produto não você, nem sua opinião, nem suas ideias. Não tem como ter sucesso no lançamento de um novo produto sem olhar para fora, deixar de lado qualquer opinião pessoal sobre o produto e se munir de dados concretos sobre as necessidades e desejos que ele atende.
Um produto ou serviço é a solução para o problema de alguém. Portanto, ao fazer um lançamento de algo novo, é preciso saber: como seu produto resolve esse problema? Mas, além dessa pergunta, será preciso responder uma série de outros questionamento e, aí sim, descobrir como ter sucesso no lançamento de um novo produto.
Veja, a seguir, algumas dessas perguntas e como respondê-las da maneira correta para desenvolver um produto que acerte em cheia às necessidades de seu público.
Ferramentas de planejamento estratégico são essenciais para se responder às perguntas que se seguem. Para isso, estude algumas destas antes de começar a responder:
Se você quer abrir seu próprio negócio e lançar seus produtos, quanto mais você se capacitar, melhor será.
Determinar seu público-alvo é a primeira providência para que seu produto seja um sucesso. E a maneira mais indicada de se fazer isso é por meio de pesquisas. Chute não vale. Pesquisas são caras? Sim, mas mais caro e lançar um produto e ninguém comprar.
Hoje existem algumas alternativas, como sites na internet que ajudam a fazer pesquisas por meio de formulários online, tais como o Survey Monkey e o próprio Google Forms, além de diversas bases de dados abertas, entre elas podemos indicar o site de base de dados do IBGE, o BizStats, o IpeaData, e os insights proporcionados pelo Google Trends.
Mas calma, sua pesquisa de público ideal ainda não acabou! Verifique quais as empresas concorrentes que estão nesse mercado e se há algum segmento de público que não está sendo coberto por elas ou sendo mal atendido. Evite brigar com gente estabelecida no mercado, se não, não tem como ter sucesso no lançamento de um novo produto.
Definir o preço de um produto é uma das tarefas mais difíceis de um lançamento. Lembre-se que não interessa quanto custa seu produto, mas quanto as pessoas estão dispostas a pagar por ele. Assim, quando estiver definido o público-alvo, já pense nisso: seu público pode pagar mais do que seu produto custa para ser produzido?
Buscar a inovação de processos na tentativa de diminuir custos de produção pode ajudar bastante a conseguir boas margens. E uma outra maneira de aumentar a diferença entre esses dois valores (o que eles podem pagar e quanto custa para produzir) é com um bom trabalho de construção de oferta de valor, veja no próximo tópico.
Qual o valor percebido por eles em relação ao seu produto?
O custo para se produzir um jeans de marca famosa e um jeans genérico é muito próximo. Mas as pessoas estão dispostas a pagar um alto preço pelo primeiro. O valor percebido por seu cliente é o benefício que ele consegue ao adquiri-lo, dividido por um somatório de tudo que significa um gasto ou esforço para ele (pode ser deslocamento, espera na fila, preencher uma ficha de crediário, etc., não apenas o preço).
Alguns vão mais além: é a diferença entre o benefício e a expectativa que ele tinha sobre seu produto. Lembre-se do velho exemplo: uma latinha de cerveja gelada na praia, vale 4 vezes mais que a mesma latinha no supermercado que está a duas quadras da praia. Se você servir um chopp gelado em um quiosque bacana ao pé da areia, vai custar 8 vezes mais.
Faça seus clientes perceberem valor em seus produtos: ocupe o melhor lugar em seus corações e mentes!
Você já tem um público, um preço, uma proposta de valor, mas esquecemos de falar em posicionamento.
A comunicação, a identidade visual, fazer um logo de qualidade, criar um slogan e outras providências de comunicação e marketing são fundamentais.
Para saber como ter sucesso no lançamento de um novo produto, você tem que saber construir sua marca, e posicioná-la de acordo com os desejos de seu público e a oferta de valor que determinou. Sem isso, você estará fazendo uma promessa que não pode cumprir e seu produto estará fadado ao fracasso. Seja coerente entre o que está entregando aos seus clientes e o que está comunicando para eles através de seu branding.