Quem é o maior vendedor da sua empresa? Se você procurou o nome de um colaborador, está errado! O maior vendedor de qualquer empresa são os seus consumidores. A experiência do cliente, quando acontece de forma positiva, faz com que ele divulgue aquele negócio para outras pessoas.
Para comprovar, é só pensar: quantas vezes você comprou um produto por indicação de alguém da sua confiança?
Os consumidores estão cada vez mais criteriosos, muito em virtude da internet e das redes sociais. As pessoas não querem mais simplesmente comprar um produto, mas sim ter uma experiência completa com a marca ou com aquilo que estão adquirindo.
Diante desse novo comportamento, as empresas precisam se reinventar e os gestores devem criar estratégias para que a experiência de compra seja encantadora. Quer saber como fazer isso e garantir que seus clientes voltem a comprar e tragam novos consumidores? Então acompanhe o texto de hoje.
A internet oferece uma série de ferramentas, em sua maioria gratuitas, que podem te aproximar do seu cliente. Por exemplo, praticamente todo mundo tem um perfil em alguma rede social e compartilha por lá as experiências (principalmente negativas) que teve com marcas e produtos.
Algumas empresas, em especial lojas virtuais, utilizam isso de forma estratégica, estimulando os clientes a comentarem sobre elas e compartilharem a experiência que tiveram. Como, dependendo da plataforma, esses comentários ficam disponíveis para todo o público, muitas pessoas podem decidir experimentar a marca por verem relatos espontâneos de pessoas reais, em vez de discursos publicitários.
Por isso, sempre que algum cliente ficar encantado com o seu atendimento, produto ou marca, divulgue isso nas redes sociais ou, melhor ainda, estimule-o a fazer isso por conta própria!
A decoração, aromatização e organização do ambiente podem tornar a experiência do cliente em seu estabelecimento inesquecível. Você não quer que ele saia da sua loja de mãos vazias, certo? Então deixe oambiente agradável para que sua experiência de compra seja a melhor possível.
Mesmo que a jornada de compra siga conforme o esperado — o cliente encontra o produto, o ambiente o deixa à vontade e ele decide comprar —, se o atendimento deixar a desejar ele pode acabar com toda a experiência positiva do cliente.
Por isso, treine sua equipe para que o atendimento seja personalizado e faça com que o cliente se sinta único. Isso pode se tornar um diferencial competitivo, pois quando o cliente precisar novamente de determinado produto, ele poderá escolher a empresa que melhor lhe atende.
O importante é analisar toda a jornada de compra do cliente, para que sua experiência com a sua empresa esteja alinhada em todas as etapas e ele perceba o valor da sua marca em todas essas fases.