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Metas? A chave para motivar os funcionários é outra

Para transformar a atitude dos funcionários e engajá-los, muitas empresas apostam em sistemas de incentivos e recompensas (e, do outro lado, penalidades).

Para transformar a atitude dos funcionários e engajá-los, muitas empresas apostam em sistemas de incentivos e recompensas (e, do outro lado, penalidades).

Na visão de Shlomo Bem-Hur e Nik Kinley, autores do livro "Changing employee behavior: a pratical guide for managers" (Mudando o comportamento dos empregados: um guia prático para gestores, em tradução livre), esse tipo de ferramenta está entre os mais usados por duas razões: ele traz resultados é relativamente fácil de se implementar.

"Mas é difícil manter no longo prazo a motivação baseada simplesmente em recompensa e punição", alertam em artigo cedido com exclusividade a EXAME.com.

O comprometimento duradouro do time com a mudança, defendem, só pode ser alcançado com a motivação intrínseca: aquela que está relacionada aos interesses individuais de cada profissional – e que só ele pode mudar.

Estimular essa força passa pelo desenvolvimento de elementos essenciais: autonomia, domínio e conexão.

O primeiro, está ligado ao sentimento de pode escolher o que se faz, e não apenas ser controlado por outros. Segundo os especialistas, é possível despertá-lo ao envolver a equipe na definição das metas, por exemplo.

O segundo, refere-se ao sentimento de competência pessoal. Para atingi-lo, é necessário ativar o orgulho do funcionário.

Já o terceiro, está relacionado com "ter um propósito". Explorar por que as alterações pedidas são importantes para o profissional e quais suas consequências e benefícios, pode reforçar esse ponto, de acordo com os autores.

"Há uma forte evidência de que atender a esse trio de necessidades internas contribuem para a motivação intrínseca e podem levar à manutenção de mudanças comportamentais no longo prazo", apontam.

Os dois, lembram, porém, que não existe uma receita única que funcione, já que cada trabalhador pode se sentir impulsionado de formas e graus diferentes pelos três fatores.

"Mas, reconhecer a importância da autonomia, domínio e conexão e sintonizar-se sobre como elas contribuem para a motivação intrínseca das pessoas podem ajudar os gestores a chegar às combinações certas", afirmam.

Promover a motivação intrínseca não é fácil. Prova disso é que um estudo realizado por Ben-Hur e Nik Kinley com mais de 500 líderes mostrou que, apesar de 75% deles dizerem que é fácil ajudar os outros a entender transformações comportamentais, só 30% se disseram seguros sobre quais técnicas usar e 28% se sentiram confiantes em sua capacidade de estimular as pessoas a mudar.

Mas, quando ela é alcançada, a equipe se torna produtiva, engajada e feliz, garantem os estudiosos.

"No longo prazo, isso contribui para melhorar a desempenho organizacional e o desenvolvimento do funcionário", dizem.

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