Uma das prioridades de todas as empresas é redução dos gastos e um bom balanceamento entre despesas e custos. Por isso, saber organizá-los é uma peça fundamental para que sua empresa continue de portas abertas e, principalmente, lucrando.
A pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que cerca de 50% das empresas fecham as portas após três anos em operação. A principal causa para essa mortalidade precoce está no fato de muitos micros e pequenos empresários terem dificuldades para realizar um planejamento financeiro eficaz. Para Lucas Zanuzzi, consultor empresarial da Saffi Piracicaba, o principal gasto desnecessário praticado por empresas de pequeno porte é a confusão entre o financeiro da empresa e o pessoal dos empresários.
“Hoje em dia, a maioria dos gastos desnecessários das pequenas e médias empresas é a retirada dos sócios e investimentos. Uma empresa saudável consegue gerenciar seu caixa controlando suas despesas não operacionais. Na maioria dos casos, as empresas não possuem pró-labore, e sim retiradas. Conforme a pessoa física vai precisando, vai “sangrando” o caixa da empresa para pagar suas contas pessoais. Isso para o caixa da empresa pode ser fatal, ocasionando assim um desequilíbrio nas contas do dia a dia e gerando resultado negativo no final do mês”.
Para evitar que isso aconteça e dar mais um passo para manter a saúde financeira da sua empresa em dia o ideal é montar um planejamento financeiro no qual o empresário terá um salário pré-determinado, o chamado pró-labore, que será pago dentro do mês. “Esse “salário” deve servir para pagar todas as suas despesas mensais, evitando tirar dinheiro a mais da empresa. No caso dos investimentos, dentro do planejamento deve conter o máximo que a empresa pode investir fora do negócio. Esses investimentos não podem comprometer a saúde financeira da empresa, ou seja, depende muito de setor para setor, mas em média não deve ultrapassar 5% do faturamento”.
De acordo com o consultor, identificar outros gastos desnecessários e garantir seu caixa sempre no azul é simples: “O que não contribui para o negócio crescer, aumentar suas vendas ou entregar o que você vende, é desnecessário. O segredo de todas as empresas que mantêm uma ótima saúde financeira, com lucratividade e dinheiro em caixa, é possuir o mínimo possível de despesas não operacionais e investir uma boa parte do lucro da empresa nela mesma, em forma de investimento em marketing, consultoria, sistemas, comunicação visual, marketing digital, etc”, finaliza.