Muitos amigos meus e, certamente, muitos seus, enquanto tentam uma recolocação – que no mercado atual pode ser mais demorada ou menos promissora – me consultam sobre abrir o próprio negócio.
Esse é um papo para muitas horas. Mas, em geral, sigo uma linha de pensamento que é fundamental: Você tem a personalidade de um empreendedor? Ou é só uma solução de momento?
Essa resposta guia a tomada de decisão porque é preciso que as características prevaleçam, já que qualquer novo business é uma jornada de herói. E o que a gente está dizendo aqui a ciência comprova.
Um novo relatório da Truity Psychometrics mostrou que 13,5% das pessoas com a personalidade que eles classificam com as características de extrovertida, intuitiva, reflexiva e perceptiva, se declaram empreendedores. A explicação? Estudos da neurociência indicam que níveis de extroversão estão relacionados com a forma que o o cérebro processa a dopamina. Extrovertidos têm uma resposta maior, o que se conclui como uma propensão maior ao risco, segundo publicado na Business Insider.
Qual a sua disposição e suporte para arriscar? Falhar faz parte do processo e lidar com o sucesso também. É uma jornada de herói e normalmente se demora por volta de dois anos para fechar o primeiro ciclo de bons resultados. Você está pronto?