Seja tão rápido em ajoelhar quanto você é em enviar uma mensagem.
Quando eu deixo de ser quem eu sou, eu me torno quem eu quero ser.
Eu imagino que chegou a hora de sentar com o seu chefe, ou reunir todos os caciques da sua empresa para fazer o planejamento estratégico de 2015, certo?
Eu espero que sim.
A grande maioria das empresas não vai fazer nada disso. Nem perto. Não vai dar tempo. A galera está muito ocupada. Tem que sortear o Amigo Secreto. O jeito é pegar a planilha do ano passado, colocar 20% em cima, e um abraço. Plano PRONTO!
Para aqueles que vão criar um plano de verdade, eu recomendo a vocês incluirem um GURU de EMPREENDEDORISMO em todas as reuniões de planejamento que vocês vierem a fazer.
Afinal, em 2015, você vai precisar de muita CORAGEM e CRIATIVIDADE para superar as dificuldades que estão vindo para ficar.
“GURU de EMPREENDEDORISMO?! Ricardo, eu não tenho grana nem para o pão de queijo da reunião, quiçá uma GURU de EMPREENDEDORISMO!”
Você que pensa!
Você já tem uma GURU de EMPREENDEDORISMO na sua empresa.
É a Tia do Café!
É isso mesmo! A Tia do Café é muito mais empreendedora que todos os gerentes e diretores da sua empresa juntos.
Insatisfeita com a miséria que você paga, ela abriu um Food Truck para completar a renda da família.
Incomodada com o seu status de funcionária, ela abriu uma loja virtual para vender doces e salgados no bairro em que mora (e monitora as vendas pelo aplicativo que ela instalou no seu smartphone).
Indignada com a falta de oportunidades que o mundo deu ao seu sobrinho, ela investe 15% do seu salário em um curso de web design para o garoto mudar de vida.
A Tia do Café da sua empresa é MUITO MAIS CABEÇA, MUITO MAIS EMPREENDEDORA, MUITO MAIS GENEROSA que todos os gerentes commodities da sua empresa.
Chama a Tia do Café para participar do Planejamento Estratégico da sua empresa para 2015!!!
Quem sabe ela ajuda vocês a colocar ALMA no negócio da empresa.
Eu tenho certeza que vocês estão precisando.
ALMA.
Se quiser vencer no mundo corporativo, você tem que ter ALMA!
E isso é só o começo.
Qual foi a última vez que você enviou um email para TODOS os funcionários da sua empresa parabenizando uma pessoa – que não seja você – por um trabalho bem feito que você acha que você é o grande responsável pelo sucesso?!
Deixa de ser egoísta!
Deixa o seu ego de lado!
Ajoelhe!
Vista as sandálias da humilde!
Coloque OUTRAS pessoas no palco!
As pessoas conseguem viver ultra motivadas por um mês inteiro depois que forem reconhecidas publicamente uma única vez.
É por isso que as empresas inventaram o “Funcionário do Mês”, e o exército inventou as “medalhas”.
Você pode salvar uma vida ao dizer um simples BOM DIA para uma pessoa que ninguém cumprimenta direito.
Você consegue mudar o humor do seu marido, da sua esposa, do seu funcionário, do seu chefe, do seu colega, ao abraçá-lo de vez em quando.
E você fica ai regulando carinho.
E você fica ai regulando reconhecimento.
É dando que se recebe.
Nada me entristece tanto quanto ver uma pessoa não cumprimentar a tia do café, ou o porteiro do prédio, ou o vendedor ambulante na praia, ou o flanelinha na rua porque está muito “ocupado” cuidando de si mesmo.
Faça um favor a si mesmo: pare de se auto-promover; por duas semanas, todos os dias, promova o trabalho de outras pessoas em todas as conversas que você tiver com funcionários, clientes, fornecedores, parceiros e muito mais.
Pode ser?
É muito difícil fazer isso?
Será que dá muito trabalho?
Alma!
E quer saber mais???
O seu dia só será um verdadeiro SUCESSO quando você fizer algo por uma pessoa de uma maneira que ela não consiga retribuir.
Quando você faz algo por uma pessoa sem ela saber, por exemplo, ela não consegue retribuir.
Faça isso! E repare como você vai se transformar como pessoa, e nunca mais será o mesmo.