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Erros muito comuns na hora de tirar sua ideia do papel

Você fica super empolgado toda vez que tem uma ideia de negócio?

Você fica super empolgado toda vez que tem uma ideia de negócio?

Saiba que esta mesma empolgação pode ocasionar uma série de erros muito comuns na hora de tirar sua ideia do papel.

Não prestar atenção ao mercado, não dar ouvidos aos consumidores, acreditar que o crescimento da empresa será meteórico e supervalorizar sua ideia de negócio são apenas alguns destes possíveis erros.

Para driblar esta empolgação inicial você pode se fazer 4 perguntas que vão evitar muitos erros e ainda te ajudar a descobrir se sua ideia de negócio pode mesmo se transformar em uma empresa de sucesso.

Portanto, assim que tiver sua próxima ideia de negócio, pare, respire, e encontre as respostas para as seguintes perguntas antes de sair gastando seu tempo e seu dinheiro:

Alguém tem interesse na minha ideia de negócio?

De nada adianta oferecer alguma coisa que ninguém quer. Verifique se a sua ideia de negócio resolve um problema real para outras pessoas e se estas pessoas realmente desejam resolver este problema.

Nessa hora é importante deixar sua opinião pessoal de lado, pois ela pode (e muitas vezes vai) atrapalhar seu julgamento. Você não deve se basear em suposições ou apenas em sua própria realidade para ter esta resposta.

Afinal, o que é um problema para você pode não ser para as outras pessoas (e o oposto também é verdadeiro).

Quem são estas pessoas?

Agora que você sabe que vai resolver um problema real e existem pessoas interessadas no que você está oferecendo, chegou a hora de descobrir quem são elas. Em outras palavras, descobrir quem são seus clientes.

Tente não se limitar apenas aos dados tradicionais como idade, sexo e classe social. Quanto mais detalhes você conseguir a respeito do perfil dos seus clientes que seja relevante para sua ideia, melhor. Quem são eles? Do que gostam? Onde estão? Que lugares frequentam? E por aí vai.

Lembre-se de que quem tenta agradar todo mundo acaba não agradando ninguém. Portanto, o ideal é que você encontre um nicho de mercado para concentrar seus esforços iniciais.

Existem pessoas suficientes?

É comum pensar que se nossa ideia resolve um grande problema ela com certeza vai dar certo. Porém, as vezes é melhor resolver um problema pequeno para um grande número de pessoas do que um grande problema para poucas pessoas.

Você deve descobrir se o nicho de mercado no qual você vai atuar é grande o suficiente para que você tenha o retorno esperado. Afinal, nenhuma empresa sobrevive sem clientes.

Se não existir um número suficiente de pessoas querendo o que você oferece, talvez seja sensato modificar a sua ideia de negócio inicial, atender um outro nicho de mercado ou partir para a próxima ideia de negócio!

Quanto elas estão dispostas a pagar?

Assim como uma quantidade muito pequena de clientes pode inviabilizar sua ideia de negócio, uma solução pela qual seus clientes não estejam dispostos pagar (ou estejam dispostos a pagar muito pouco) também pode.

Além de descobrir se o mercado em que pretende atuar é grande o suficiente você deve descobrir se as pessoas realmente pagariam por sua solução, e quanto pagariam.

Dessa forma você vai descobrir se conseguirá faturar o suficiente para cobrir seus custos e ainda ter o lucro desejado quando tirar sua ideia de negócio do papel.

 

* Gustavo Gubert – Empreendedor serial, é apaixonado por criar novos negócios e sempre compra mais livros do que consegue ler. Formado em Administração e pós-graduado em Marketing, abandonou o mundo corporativo ainda cedo para abrir sua primeira empresa. Criou o Arsenal Empreendedor para compartilhar suas experiências e ajudar outras pessoas a também realizarem o sonho de ter seu próprio negócio.

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